Ele é a propiciação pelos nossos pecados

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Propiciação pelos nossos Pecados — Esboço de sermão por G. E. Watkins sobre o significado e importância de Jesus ser a propiciação pelos nossos pecados.

Introdução: 1 João 1:7 – 2:2

1. João está discutindo o problema do pecado entre os cristãos.

1) 1:7 Andar na luz … sangue purifica.

2) 1:8 Podemos ter certeza de que temos um problema de pecado.

3) 1:9 perdoados, purificados se confessarmos os pecados.

4) 1:10 Assegurados novamente, devemos lidar com o pecado.

5) 2:1 João enfatiza onde devemos ir se estivermos em pecado.

6) 2:2 Ele é o hILASMOS, a propiciação pelos nossos pecados.

2. Acredito que algumas pessoas passam suas vidas inteiras sem saber o que essa palavra significa. QUE PERDA! Isso é OURO!

3. Se você prestar atenção hoje, este será o último dia em que não saberá o que significa.

4. Hoje vamos extrair esta pepita de ouro da rocha. Se você fizer anotações, poderá estudá-la a qualquer momento.

Discussão:

I. PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS – PISTAS DO NOVO TESTAMENTO

1. Romanos 3:25

1) Jesus é a propiciação pelos nossos pecados

2) Leve variação de nossa palavra, hILASTERION.

2. Mesma palavra usada em Hebreus 9:5.

3. Há uma conexão aqui que deve ser entendida.

1) No século III a.C., foi feita uma tradução da Lei de Deus do hebraico para o grego. Hoje é chamada de Septuaginta.

2) Essa tradução serve como uma ponte de entendimento entre o grego do NT e o hebraico do AT.

3) Mantenha isso em mente enquanto continuamos.

II. PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS NO VELHO TESTAMENTO

1. Estritamente falando, “propiciação” é uma palavra do NT.

2. No entanto, através de nossa ponte, encontramos mencionado 26 vezes em 22 versículos.

3. Êxodo 25:17, por exemplo. “Você deve fazer um hILASTERION (LXX).

4. O propiciatório era a tampa acima da arca da aliança.

5. Como acontece com muitas coisas e lugares reverenciados, o significado vem do que acontece ou aconteceu lá.

1) Gettysburg

2) Alamo

3) Normandia

4) Iwo Jima

5) Ground Zero

6. Assim é com o Propiciatório.

III. PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS – O DIA DA EXPIAÇÃO

1. No sétimo mês, décimo dia, os filhos de Israel deveriam jejuar, Lev. 16:29.

2. Foi um dia de arrependimento e purificação do pecado.

3. O sumo sacerdote tinha que fazer um sacrifício para sua própria purificação primeiro, Lev. 16:6.

4. Sangue tinha que ser borrifado no Propiciatório, v. 14

5. O bode era morto, o sangue borrifado no Propiciatório PARA O POVO, v. 15.

6. v. 16, “Assim ele fará expiação.”

IV. JESUS, A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS

1. Novamente, é o que acontece em um lugar que o torna significativo.

2. A lei tem sombras das realidades por vir, Hebreus 10:1. O Propiciatório é uma dessas sombras.

3. Na cena do Antigo Testamento da expiação, Jesus é o Sumo Sacerdote, Hebreus 9:7-14.

4. Ele é o bode, o sangue expiatório é Dele.

1) João 1:29, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

2) Mateus 26:28, “pois isto é meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.”

3) João 19:34, “Mas um dos soldados perfurou o seu lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

4) Efésios 1:7, “Nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão de nossas transgressões, de acordo com as riquezas de sua graça.”

5) Hebreus 9:12, “Ele entrou de uma vez por todas nos lugares santos, não pelo sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, garantindo assim uma redenção eterna.

5. Mas e o assento em si? O que é isso no esquema do Novo Testamento?

1) Entre os Querubins naquele antigo assento era onde Deus habitava, 2 Samuel 6:2.

2) Onde Moisés ouviu a voz de Deus, Números 7:89

3) Aquele Propiciatório era uma representação da sala do trono de Deus no Céu.

a. Ezequiel 1 (Ezequiel 10, essas criaturas são identificadas como Querubins.)

b. Apocalipse 4:6-7 (Ezequiel 1:10, quanto à semelhança de seus rostos, cada um tinha um rosto humano. Os quatro tinham o rosto de um leão do lado direito, os quatro tinham o rosto de um boi do lado esquerdo e os quatro tinham o rosto de uma águia.)

4) Assim, o sangue de Cristo foi borrifado no trono do Pai para a nossa expiação.

Conclusão:

1. Assim, a palavra “propiciação” passa de ser uma palavra teológica seca para uma vibrante e viva. Cheia de significado.

2. Penso agora na profunda tragédia daqueles que não apropriaram a expiação para suas próprias almas.

1) Alguns são até cristãos que estão condenados por causa do pecado. Não precisa ser assim. Atos 8:22; 1 João 1:7-9

2) Há outros, talvez aqueles nesta plateia, que não obedeceram à vontade de Deus, para que aquela expiação seja sua expiação.

3. Convite

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